Aprender meditação – Cursos de meditação

Você tem interesse em aprender meditação porque precisa de ajuda no combate da sua ansiedade, seu estresse, nervosismo e pensamentos acelerados, pensamentos compulsivos. Ou então precisa de auxílio com a depressão e ouviu falar que a meditação pode ajudar em todos esses problemas, além dos diversos benefícios outros que são enumerados.

E para ter acesso ao que é a meditação você acha que precisa pagar por isso.

Pois eu vou lhe dizer que isso é uma grande bobagem!

Quando você chega cansado na sua casa depois de um dia de trabalho duro e se senta numa cadeira para simplesmente deixar seu corpo descansar, você faz isso com muita naturalidade, não é? Você não precisou fazer um curso pago para te ensinar a descansar o corpo cansado…

É urgente que as pessoas saiam desse condicionamento que diz que para se obter uma boa instrução de meditação é preciso pagar por isso.

A meditação não é um produto a venda, não existem marcas registradas, o conhecimento é livre e disponível, aprender meditação é gratuito!

Se mesmo assim você acha que é preciso pagar para aprender meditação pode optar por comprar um livro sobre o assunto.

Ou pode acompanhar o tópico Meditação e Mindfulness aqui nesse site.

Leia, busque e se informe! O conhecimento está espalhado por aí, encontre! Acredite mais em você, na sua sabedoria natural que está escondida aí dentro, deixe ela fluir. Você não precisa de mestres nem gurus. Você precisa de instrução de verdadeiros mestres e gurus e essa instrução está disponível. Procure!

Como meditar – Comece por aqui

  1. Ajuste um alarme para 5 ou 10 minutos nas primeiras vezes.
  2. Se 10 minutos for fácil ajuste para 15 ou 20 minutos.
  3. Comece sua meditação checando sua postura e então respire expirando todo o ar dos seus pulmões.
  4. Faça 3 longas e profundas respirações.
  5. Conte lentamente até 6 enquanto inspira. Segure o ar por uns 2 segundos e lentamente expire por uns 6 segundos.
  6. Você pode fazer isso por quanto tempo quiser e então deixar sua respiração seguir seu curso normal.
  7. Quando puxar o ar sinta ele entrando pelo nariz e viajando por seu corpo até encher os pulmões e inflar sua barriga.
  8. Enquanto inspira cheque sua postura. Quando expirar deixe esse movimento começar na sua barriga, passar pela garganta e sair pelo nariz.
  9. Conte sua respiração assim que ela sair. Sua primeira respiração completa é um, a segunda é dois e assim por diante.
  10. Continue checando sua postura enquanto respira. Continue respirando e contando suas expirações até chegar a 10 e então comece novamente do um.

Se notar que seu pensamento está interferindo com sua contagem, expire e comece tudo de novo do número um.

Quando seu alarme tocar faça uma pequena reverência e se levante.

Se achar que pode fazer mais comece novamente o alarme e faça tudo de novo.

É só isso. O resto virá naturalmente. Não desista, cuide bem de você mesmo, você é o único que fará isso tão bem.

Links que podem ajudar você:

Aprenda como meditar:

http://www.viverconsciente.com/textos/meditacao.htm

Trecho:

“Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo você tem que ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal obtenção reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo mais. Solte cada músculo de seu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-o interiormente de paz e contentamento. Mantenha-se nessa quietude.”

Meditação para iniciantes:

http://www.viverconsciente.com/textos/sol_folhas_verdes.htm

Trecho: “Meditadores iniciantes normalmente pensam que têm que suprimir todos os pensamentos e sentimentos (freqüentemente chamada de “falsa mente”) para criar condições favoráveis para concentração e entendimento (chamada “verdadeira mente”). Eles usam métodos como focalizar a sua atenção em um objeto ou contar as respirações para tentar impedir pensamentos e sentimentos. Concentrar em um objeto e contar a respiração são métodos excelentes, mas eles não deveriam ser usados para supressão ou repressão. Nós sabemos que assim que houver repressão, haverá rebelião. Repressão requer rebelião. Verdadeira mente e falsa mente são um. Negar uma é negar a outra. Suprimir uma é suprimir a outra. Nossa mente é nosso eu. Nós não podemos suprimi-la. Nós temos que tratá-la com respeito, com bondade e absolutamente sem violência. Considerando que nós nem mesmo sabemos o que é nosso “eu” é, como nós podemos saber se é verdadeira ou falsa, e se ou o que suprimir? A única coisa que podemos fazer é deixar a luz da consciência brilhar em nosso “eu” e iluminá-lo, assim podemos olhar diretamente para ele. ”

Como meditar:

http://www.templozulai.org.br/como-meditar.html

Trecho:
” 2. Fixe a mente nos pontos onde os cabelos se prendem ao couro cabeludo

Esses são excelentes pontos para a concentração, pois é fácil senti-los. A maioria das pessoas tem bons resultados ao tentar essa técnica. É uma prática que pode levar à compreensão quase visual do esqueleto humano e à percepção do quanto o corpo é efêmero. O abuso dessa técnica pode, em alguns casos, levar os olhos a virar para cima e a se ver nuvens de cores brilhantes ou mosaicos abstratos coloridos. Essas formas podem levar a mente a ver imagens ainda mais confusas e até mesmo provocar desmaios. Por isso, é importante não se exceder na prática desse tipo de meditação.”

Como eu faço para meditar:

http://www.yoganapratica.com.br/2013/08/afinal-como-eu-faco-para-meditar-passo.html

Trecho:
“-Não tem que entender. Tem que sentir e estar presente.
Estar em silêncio.
Sem desejo, ou expectativa de chegar a algum lugar, ou de melhorar, se consertar, ou se iluminar…
Sem participar dos conteúdos da mente, sem julgar. Ficar indiferente a eles.
Apenas ser e estar em si. Estar em seu centro. Sem atividade da mente.

Simples! Sem esforço. Em um estado de não fazer.
Osho diz : “Onde a mente acaba, a meditação começa… Ela esta lá, é sua natureza, não precisa ser conquistada, basta que seja lembrada. É você, é o seu ser.””

Apostila de meditação:

http://www.grupopas.com.br/download/ApostilaMeditacao.pdf

Trecho:

“7) OBSERVE SEUS PENSAMENTOS (a) Observe seus pensamentos e tente perceber o espaço que existe entre um e outro. Mesmo numa mente completamente confusa, os pensamentos surgem e desaparecem deixando um breve espaço entre si. Descubra esse espaço, nem que seja apenas um segundo. Observe-o e você vai perceber que ele começará a se ampliar. Ao penetrar nesse espaço em branco, você estará além da mente.”

A cada respiração:

http://www.dhammatalks.org/Archive/portugues/ACadaRespiracao151205.pdf

Trecho:

“MEDITAÇÃO: O QUE E PORQUE

A meditação é um treinamento para a mente, para ajudá-la a desenvolver as forças e habilidades de que necessita para resolver seus problemas. Da mesma forma que há vários remédios diferentes para diferentes doenças que afligem o corpo, há vários tipos diferentes de meditação para os diferentes problemas da mente. A técnica de meditação ensinada neste livro é uma habilidade voltada a resolver o principal problema da mente: o stress e sofrimento que a mente traz a si mesma por seus próprios pensamentos e ações. Ainda que a mente queira felicidade, mesmo assim ela acaba se oprimindo com dor mental. Na verdade, essa dor se origina dos esforços mal orientados da mente em direção à felicidade. A meditação ajuda a revelar as razões pelas quais a mente faz isso e, ao revelá-las, ajuda a curá-las. Ao curá-las, abre para você a possibilidade de felicidade genuína, uma felicidade na qual você pode confiar, uma felicidade que nunca mudará ou o deixará frustrado.”

LEIA TAMBÉM

Meditação Vipassana no entendimento de Osho

Vipassana O sistema de Buda era o vipassana. Vipassana significa ser testemunha e ele descobriu um dos melhores métodos, o método de observar sua respiração… simplesmente, observar sua respiração.

0 comments

A MENTE E A CONSCIÊNCIA – Osho

A MENTE E A CONSCIÊNCIA PERGUNTA: A mente e a consciência são coisas separadas? Ou a mente em silêncio ou a mente concentrada é o que é chamado de consciência? OSHO: Depende, depende da sua definição. Mas, para mim, a mente é a parte que tem sido dada a você. Ela não é sua. Mente … Continuar lendo A MENTE E A CONSCIÊNCIA – Osho

0 comments

O que é meditação para Osho

MEDITAÇÃO Quando as pessoas vêm a mim e perguntam: “Como meditar”? Eu digo a elas: “Não há necessidade de perguntar como meditar, basta perguntar como permanecer desocupado. Meditação acontece espontaneamente. Basta perguntar como permanecer desocupado, isso é tudo. Esse é o truque da meditação, como manter-se desocupado. Então você não pode fazer nada. A meditação … Continuar lendo O que é meditação para Osho

0 comments

Como fazer meditação de atenção plena

Essa foi a primeira instrução de meditação shamatha que tomei conhecimento. Tenho um grande carinho por ela. Espero que possam usar. Como fazer meditação de atenção plena por Sakyong Mipham Rinpoche A atenção plena é essencial para a prática espiritual porque, não importa qual tradição espiritual sigamos, nossa mente deve ser capaz de permanecer no momento … Continuar lendo Como fazer meditação de atenção plena

0 comments

Osho – Meditação: Parar de pensar significa apenas isto: não faça nada. Sente-se.

A meditação é essa clareza absoluta de visão. É impossível pensar sobre ela. Na verdade, você tem que parar de pensar. Agora, quando digo “parar de pensar”, não vá tirando conclusões apressadas, pois isso é apenas o tipo de linguagem que preciso usar para me expressar. Se eu disse “pare de pensar”, e você já … Continuar lendo Osho – Meditação: Parar de pensar significa apenas isto: não faça nada. Sente-se.

0 comments

Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ?

Essa instrução de Albert Low é cheia de clareza, é maravilhosa! Muita gratidão aos tradutores. Aproveite a leitura: Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ? Autor : Albert Low Uma pessoa pergunta : Todos os professores aconselham a prática da meditação. Qual o objetivo da meditação ? Não uso a palavra meditação da mesma maneira em … Continuar lendo Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ?

0 comments

A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo

A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo, não tenha dúvida disso! Porém não vão livrar você para sempre da ansiedade e do medo, na verdade uma amizade começará entre vocês, uma aceitação nunca antes imaginada e nessa aceitação total virá o alívio. Para começar é preciso meditar. É preciso … Continuar lendo A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo

0 comments

Resultado da meditação vem com persistência e disciplina

A maioria das pessoas começa a meditação e logo desiste. Isso acontece por vários motivos, ou desculpas, como falta de tempo, entendimento errado do que é a meditação, imaginação muito fértil que sonha em parar de pensar ou resolver em poucas semanas conflitos e problemas complicados que se arrastam muitas vezes por décadas.

0 comments

Quando estou meditando não consigo parar de pensar

(Esse é mais um texto que ajuda na eterna pergunta “Será que estou meditando certo? Como saber que estou meditando?”) Quero saber se há algo que deva ou que não deva ser feito quando meditamos. Por exemplo, quando estou fazendo a meditação sentada eu não consigo parar de pensar. Parece que quando estou fazendo a … Continuar lendo Quando estou meditando não consigo parar de pensar

0 comments

Instruções Básicas para Meditação da Respiração

Instruções Básicas para Meditação da Respiração Por Ajaan Thanissaro A técnica que irei ensinar é a meditação da respiração. É um bom tópico independentemente da sua orientação religiosa. Como meu mestre disse certa vez, a respiração não pertence ao Budismo ou Cristianismo ou a qualquer seita. É propriedade comum que qualquer pessoa pode usar para … Continuar lendo Instruções Básicas para Meditação da Respiração

0 comments