Meditação Vipassana no entendimento de Osho

Vipassana

O sistema de Buda era o vipassana. Vipassana significa ser testemunha e ele descobriu um dos melhores métodos, o método de observar sua respiração… simplesmente, observar sua respiração.

Continuar lendo Meditação Vipassana no entendimento de Osho

A MENTE E A CONSCIÊNCIA – Osho

A MENTE E A CONSCIÊNCIA

PERGUNTA: A mente e a consciência são coisas separadas? Ou a mente em silêncio ou a mente concentrada é o que é chamado de consciência?

OSHO: Depende, depende da sua definição. Mas, para mim, a mente é a parte que tem sido dada a você. Ela não é sua. Mente significa que algo foi emprestado, mente significa algo cultivado, a mente significa o que a sociedade tenha penetrado e imposto a você, não é você.

Continuar lendo A MENTE E A CONSCIÊNCIA – Osho

O que é meditação para Osho

MEDITAÇÃO

Quando as pessoas vêm a mim e perguntam: “Como meditar”? Eu digo a elas: “Não há necessidade de perguntar como meditar, basta perguntar como permanecer desocupado. Meditação acontece espontaneamente. Basta perguntar como permanecer desocupado, isso é tudo. Esse é o truque da meditação, como manter-se desocupado. Então você não pode fazer nada. A meditação florescerá”.

  Continuar lendo O que é meditação para Osho

Como fazer meditação de atenção plena

Essa foi a primeira instrução de meditação shamatha que tomei conhecimento. Tenho um grande carinho por ela. Espero que possam usar.

Como fazer meditação de atenção plena

por Sakyong Mipham Rinpoche

A atenção plena é essencial para a prática espiritual porque, não importa qual tradição espiritual sigamos, nossa mente deve ser capaz de permanecer no momento presente, se pretendemos aprofundar nossa compreensão e experiência. Na meditação de atenção plena, ou shamatha, tentamos alcançar a estabilidade e a calma de nossa mente. O que começamos a descobrir é que essa calma, ou harmonia, é um aspecto natural da mente. Através da prática da atenção plena simplesmente a desenvolvemos e fortalecemos, e, como decorrência, somos capazes de permanecer em nossa mente, com tranqüilidade, sem luta. Nossa mente sente-se contente, naturalmente. Um ponto importante é que, quando estamos no estado de atenção plena, há uma inteligência sossegada. Não é como se tivéssemos “apagado”. Às vezes, as pessoas pensam que alguém que está em meditação profunda não sabe o que está se passando, que isso seria como estar adormecido. De fato, há estados meditativos em que negamos as percepções sensoriais, mas isso não é o que se pretende realizar com a prática de shamatha.

Continuar lendo Como fazer meditação de atenção plena

Osho – Meditação: Parar de pensar significa apenas isto: não faça nada. Sente-se.

A meditação é essa clareza absoluta de visão. É impossível pensar sobre ela. Na verdade, você tem que parar de pensar.

Agora, quando digo “parar de pensar”, não vá tirando conclusões apressadas, pois isso é apenas o tipo de linguagem que preciso usar para me expressar. Se eu disse “pare de pensar”, e você já for logo fazendo um esforço nesse sentido, terá errado o alvo, pois mais uma vez terá reduzido a meditação a uma ação.

Continuar lendo Osho – Meditação: Parar de pensar significa apenas isto: não faça nada. Sente-se.

Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ?

Essa instrução de Albert Low é cheia de clareza, é maravilhosa! Muita gratidão aos tradutores. Aproveite a leitura:

Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ?

Autor : Albert Low

Uma pessoa pergunta : Todos os professores aconselham a prática da meditação. Qual o objetivo da meditação ?

Não uso a palavra meditação da mesma maneira em que é usada de maneira geral. A maioria das pessoas entendem o Zen como um treinamento de meditação.

As pessoas perguntam : Você ensina meditação no centro zen de Montreal? Respondo que sim.

Continuar lendo Qual a diferença entre meditação, concentração e contemplação ?

A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo

A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo, não tenha dúvida disso! Porém não vão livrar você para sempre da ansiedade e do medo, na verdade uma amizade começará entre vocês, uma aceitação nunca antes imaginada e nessa aceitação total virá o alívio.

Para começar é preciso meditar. É preciso também treinar a observação de si mesmo, com calma, com tranquilidade e sem desejo algum de mudar o que quer que seja, simplesmente observar tudo que acontece dentro de você, observação essa que se aprimora e muito com a meditação.

Continuar lendo A meditação e o autoconhecimento vão te ajudar com sua ansiedade e medo